O aumento dos casos de assédio a aposentados por parte de bancos e financeiras, ofertando crédito consignado “já aprovado”, tem sido amplamente noticiado e já causou prejuízos a muitos segurados e seguradas do INSS.

O Instituto emitiu alerta sobre fraudes envolvendo empréstimo consignado, informando que não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer este serviço, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários. Alerta que as pessoas não devem passar, em nenhuma hipótese, dados como senhas e dados bancários.

Em caso de fraudes ou na hipótese de não reconhecer o empréstimo, o segurado deve procurar imediatamente a instituição financeira e registrar também sua reclamação no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), para fins de tratamento e exclusão de descontos.

O próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do Meu INSS, site ou aplicativo ou pela Central 135, que funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado.

Como evitar golpes:

Fonte: Portal INSS

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