O aumento dos casos de assédio a aposentados por parte de bancos e financeiras, ofertando crédito consignado “já aprovado”, tem sido amplamente noticiado e já causou prejuízos a muitos segurados e seguradas do INSS.
O Instituto emitiu alerta sobre fraudes envolvendo empréstimo consignado, informando que não entra em contato por meio de mensagens de telefone ou aplicativos como WhatsApp, ligação ou e-mails para oferecer este serviço, nem envia motoboys para a casa dos beneficiários. Alerta que as pessoas não devem passar, em nenhuma hipótese, dados como senhas e dados bancários.
Em caso de fraudes ou na hipótese de não reconhecer o empréstimo, o segurado deve procurar imediatamente a instituição financeira e registrar também sua reclamação no Portal do Consumidor (consumidor.gov.br), para fins de tratamento e exclusão de descontos.
O próprio beneficiário pode solicitar o bloqueio de contratação de operações de crédito consignado por meio do Meu INSS, site ou aplicativo ou pela Central 135, que funciona das 7h às 22h, de segunda a sábado.
Como evitar golpes:
- observe o remetente das mensagens;
- não clique em links de e-mails ou mensagens de WhatsApp de remetentes que você não conhece;
- nunca informe seus dados pessoais e bancários em resposta a ligações, e-mails ou links desconhecidos;
- nas redes sociais, não compartilhe nada sem checar a procedência e a veracidade das informações.
Fonte: Portal INSS